Vermelhidão, Couperose, Rosácea. Que cuidados ter?

 

Amy Adams, photographed by Norman Jean Roy, Vanity Fair, January 2014

Amy Adams, photographed by Norman Jean Roy, Vanity Fair, January 2014

Aos vasos sanguíneos visíveis no rosto dá-se o nome de Rosácea ou Couperose. É muitas vezes, acompanhada por vermelhidão difusa das maçãs do rosto. Todos nós conhecemos alguém que tem sempre a zona das bochechas muito vermelha ou que cora facilmente, não é? A Rosácea é característica das pessoas com peles branquinhas e olhos claros e com pele sensível. No entanto, claro que existem exceções.

A Rosácea pode ou não evoluir para uma fase inflamatória com borbulhas inflamadas e algumas com pus. Nessa fase é necessário recorrer a antibióticos orais e tópicos. Por vezes, também se faz isotretinoína em baixas doses. Claro que para este tipo de medicação é necessário receita médica e idealmente deve-se ser seguido por um dermatologista.

Existem factores que desencadeiam toda essa vermelhidão. O stress e a ansiedade, comida muito picante, certos alimentos (citrinos, lacticínios, chocolate!), exercício físico muito intenso, o tabaco, o álcool, bem como passar de um ambiente muito frio para um ambiente quente. Existem também medicamentos que causam vermelhidão.  Numa pele com vermelhidão, sensações de desconforto como repuxar, picadas e calores são muitas vezes sentidas. Afinal, é de uma pele sensível que estamos a falar!

E então, que cuidados ter?

Para começar, evitar todos os factores desencadeantes. O álcool, o tabaco, comidas muito picantes devem ser evitados. No Inverno, usar cuidados bastante hidratantes para proteger do frio. E não sair de casa sem pôr um creme com proteção solar durante todo o ano! No Verão, na praia, proteger do Sol com um chapéu e fotoprotecção muito elevada. A desmaquilhagem e limpeza da pele devem ser suaves, para não irritar a pele. Os cosméticos usados devem actuar sobre a microcirculação, de modo a fortalecer os vasos sanguíneos e proteger a pele das agressões climáticas. A maquilhagem correctiva também é uma excelente arma para camuflar a vermelhidão!

Eu tenho tendência a ter vermelhidão na zona das maçãs do rosto. Ainda é bastante difusa e tento ao máximo prevenir e evitar que evolua. Mas na minha família, tanto a minha mãe, a minha avó como a minha irmã têm vermelhidão. Afinal, a genética tem mesmo influência!

Eu vou falar de alguns produtos que são especialmente indicados para a pele com rosácea. Existem muitos mais, como é óbvio, mas vou falar daqueles que  pela minha experiência profissional, pelo feedback das minhas utentes e também por uso pessoal e que sei que têm bons resultados.

Limpeza e Desmaquilhagem:

bb1. Bioderma Sensibio  AR Água Micelar [20,95€]. A Bioderma é a marca expert em águas micelares. Esta é especialmente formulada para a pele sensível com vermelhidão e garante uma limpeza suave. Excelente desmaquilhante de rosto e de olhos. Tem ingredientes activos que acalmam e descongestionam.

2. Avène, Leite Desmaquilhante Anti-Rougeurs [17€]. Aplica-se delicadamente com um algodão ou com a ponta dos dedos, efectuando suaves massagens circulares. Com ingredientes activos que acalmam e descongestionam.

3. Uriage Roséliane Fluido [17,95€]. Elimina todas as impurezas e desmaquilha o rosto e olhos enquanto acalma e descongestiona a pele.

Hidratação e Cuidado:

rosacea1. Linha Lierac Prescription Anti-Rougeurs, Creme ou Fluido [35€]. O creme é o mais indicado para peles secas ou muito secas e o fluido para peles normais ou mistas.  Tem ruscus, que atua na microcirculação e permite atenuar a vermelhidão. Tem dextrano que suaviza a pele e descongestiona e péptido AR que aumenta a tolerância da pele às agressões. Eu já usei o fluido e a pele fica hidratada, fresca e com menos tendência a vermelhidão. Aplicar de manhã e à noite.  Inconveniente: Não tem proteção solar, logo, tem de se aplicar um protetor solar a seguir.

2. Avène Anti-Rougeurs Fort [12,70€]. Tem Ruscus, que atua na microcirculação e atenua a vermelhidão. Tem dextrano que suaviza e descongestiona a pele. Contém também água termal d’Avène que suaviza. É um cuidado de ataque, para aplicar nas zonas com vermelhidão. Aplicar de manhã e à noite. Sem perfume. Inconveniente: Não tem proteção solar, logo, tem de se aplicar um protetor solar a seguir.

3. La Roche-Posay Rosaliac UV [17,95€].  Tem vitamina C, para reforçar a parede dos vasos frágeis. Tem também Vitamina B3 para proteger a pele de factores irritantes externos e as variações climáticas. Tem também proteção solar para proteger a pele dos raios UV. O índice de proteção solar é FPS15. No Verão, tem de ser reforçado usando um protector solar de índice alto.

4.  Uriage Roseliane Stick [8,60€]. Stick verde para neutralizar a vermelhidão. Aplicar nas zonas com o dedo e aplicar o creme por cima.

Dicas!

  • Lavar a pele com água fria. A água fria desinflama e descongestiona. Após limpar a pele delicadamente com uma toalha de algodão, usar um spray de água termal como tónico.
  • Evitar o uso de esfoliantes, pois a pele com rosácea é muito sensível.
  • Fazer exercício de baixa intensidade e ir refrescando o rosto com um spray de água termal.
  • Evitar a maquilhagem em tons alaranjados ou rosados. Eu, por exemplo, substituo o blush por um pó bronzeador, o Lancôme Tropiques Minérale Magic Bronzing Brush, pois tem um tom bronzeado e evito assim parecer tão vermelha.
  • Usar um CC cream. Eu tenho de dedicar um post completo à magia dos CC creams, mas tinha de falar neles agora, pois são um grande aliado para quem tem vermelhidão. Os CC cream (Colour Correct Cream) corrigem o tom de pele e têm uma melhor cobertura que os BB cream. Especialmente indicados para quem tem manchas, vermelhidão ou tom de pele não uniforme. Para serem bons CC creams, devem ter uma proteção solar alta. Excelentes para serem usados por cima de qualquer um dos cremes que referi neste post.

51 thoughts on “Vermelhidão, Couperose, Rosácea. Que cuidados ter?

  1. Pingback: La Roche-Posay Rosaliac CC Cream | Projeto Pele de Princesa

  2. Excelente post! Revi-me na sua totalidade! Ahah quanto ao alcool e comidas picantes, bastante dificil de evitar. Mas vou experimentar um desses cremes para hidratação. Posso comprovar que o CC Cream da Loeral para vermelhedão é super eficáz. É a minha salvação diária.

    Obrigada pelas dicas!

  3. Olá! Esta semana a minha dermatologista receitou me o Roséliac CC cream da Roche Possay e realmente é maravilhoso! Foi-me apresentado pela médica como um ferrari dos cremes para peles com Rosácea e realmente é! Experimentem, vale a pena!

  4. Adorei este post, também sofro de rosácea, gostaria de saber onde retirou a informaçao dos CC cream vs BB cream. Estou a fazer um tratamento para a rosácea com antibióticos e o meu dermatologista disse que o Sensibio AR BB Cream da Bioderma é dos melhores no mercado com SPF 30 UVA17 e hidratante, estou a adorar o resultado na minha pele e tapa muito bem o vermelhão.

    • Christine, por ser farmacêutica tenho à minha disposição muita informação técnica sobre os produtos. Além disso, vou lendo tudo o que posso sobre o assunto. Portanto, não posso dizer que tirei daqui ou dali!
      Por norma, os CC creams, por se direccionarem para a correcção da tez, manchas, vermelhidão, têm uma maior concentração de pigmentos, o que leva a que uma maior cobertura. Mas, também dentro dos BB creams existem uns com maior cobertura e outros com menor cobertura.
      O Sensibio AR BB Cream é um excelente creme e por ser direccionado para peles com rosácea, leva a que tenha muito boa cobertura. Poderia designar-se perfeitamente por CC cream, visto que é para uniformizar o tom de pele em peles com rosácea. Mas, na altura em que surgiu, apenas se falava em BB creams. Portanto, a Bioderma designou-o de BB cream.
      O Rosaliac CC da Roche-Posay que surgiu já este ano, e é exactamente para o mesmo objectivo, uniformizar o tom de pele em peles com rosácea, já se designa de CC Cream. O posicionamento dos cremes e a designação que as marcas lhe dão resulta da estratégia de marketing da marca!

  5. Olá Andreia, acabei de descobrir o teu blogue e já estou a adorar. Numa pesquisa descobri este post sobre rosácea e as dicas são ótimas. Queria perguntar-te a tua opinião pois para além de rosácea tenho a pele oleosa e com tendência acneica, ou seja, quando uso cremes para a rosácea, mais apaziguadores, sinto que passado duas horas tenho a pele super oleosa. É mesmo muito complicado de gerir. Quanto aos CC creams, ainda não experimentei e tinha mesmo desistido depois de utillizar um BB cream da L’oreal, de que não gostei. Mas as mais-valias dos CC creams parecem merecer uma nova oportunidade.
    Obrigada e bjnhs

  6. Andrea ameii mesmo seu Blog é maravilhoso e é tudo o que eu esou procurando há meses sobre o assunto, eu tenho Rosacea e estou muito mal com essa situação, já não sei o que fazer pois esse vermelhão é ruim demais , já tinha ouvido falar do ROSALIAC que vc descreveu acima , estou querendo testa-lo visto que preciso de algum produto que acalme minha pele e diminua esse vermelhão horrivel, eu posso comprar o ROSALIAC por ex. sem receita médica ? Pois só vou passar com a dermatologista em setembro e tô desesperada não sei o que passar na minha pele, ela me passou o EFFACLAR DUO mas qdo passou foi so por causa da dermatite seborreica q tenho ao redor do nariz e nao época nao estava com o rosto vermelho devido a rosacea, mas o effaclar duo parece q nao tem nada a ver com rosacea e por isso nao faz efeito algum, quero muito usar esse rosaliac e ver se me ajuda em meu problema. Pode me ajudar?

    • Claro que sim, Viviane! Pode comprar Rosaliac sem receita médica na farmácia!
      Se está com rosácea, use um gel de limpeza bem suave ou uma água micelar!
      Se está com muita vermelhidão, o Rosaliac AR que falou é uma excelente solução! E é vendido no Brasil, que eu fui ver ao site da La Roche-Posay Brasil!
      Outro muito bom é o Bioderma Sensibio Ar, mas penso que não é fácil de encontrar no Brasil.
      Se quiser usar um creme com cor, para corrigir a vermelhidão, o Rosaliac CC cream é muito bom, pena que ainda não seja vendido aí!
      Use sempre protetor solar 50+ no rosto e siga as dicas que eu falei aí no post! Vai ver que vai melhorar!
      Beijo

      • Agradeço muito sua resposta !!! Li em seu post tambem sobre o rosaliac UV , agora estou na duvida se eu posso passar o rosaliac Ar de noite e tambem de manha e depois dele (ja de manha) passar o ROSALIAC UV mas como ele tem FTPS 15 e é fraco será que posso passar outro protetor solar por cima dele ?? e eu vi que tem ele ligeiro e rico, se minha pele é oleosa pelo que entendi posso usar o ROSALIAC UV Ligeiro pois o UC RICO é para pele seca e a minha é muito oleosa , vc sabe sobre isso ??

      • Sei sim! Ser farmacêutica faz-me saber destas coisas! 🙂 pode passar o Ar à noite e de manhã passar o Ar e o Rosaliac UV que no sei caso como tem a pele oleosa deve ser o ligeiro! O rico é para peles secas! E sim, depois dele deve usar um protetor solar 50+!

      • Andreia muito agradecida sua rápida resposta !!! ;)…… Só mais uma perguntinha : Qual o tempo que devo esperar entre um produto e outro ? Exemplo: Passo o Rosaliac AR e em seguida o Rosaliac UV ? Eu espero quantos minutos de um para outro ?? Obrigada de novo e desculpe tantas perguntas

  7. Oi Andreia,
    Gosto muito de seu blog, moro no Brasil e as vezes é muito difícil achar os produtos, também tenho rosácea perto dos olhos e agora no inverno está pior, uso o Endocare day, gosto muito, conheci pelo blog, antes paso o antirougers fort nas maças do rosto perto dos olhos, mas será que para Brasilia preciso usar também protetor solar, as vezes fico com medo e uso o protetor da skinceuticals ou da La roche com cor e no final o pó com filtro da shiseido.Vc acha que é muita coisa?.Obrigada.

    • Olá Karina!
      Eu sei que no Brasil é muito difícil arranjar os produtos e que são bem mais caros que em Portugal!
      Eu aconselho a usar o protector solar sempre, principalmente quem tem vermelhidão! Eu não acho que seja muita coisa, parece-me uma boa rotina! desde que funcione, é o importante! Beijinho 🙂

    • Olá Viviane!
      Os BB cream são cremes com cor, que hidratam e têm proteção solar. Os CC cream, as letras CC significam correção de cor, têm uma maior cobertura, são mais mate e mais adequados para quem tem acne, rosácea ou manchas. Os BB cream por terem menos cobertura, são indicados para quem ter um creme com antioxidantes e proteção solar e não necessita de grande cobertura. Tanto os BB cream como os CC cream têm proteção solar.
      Espero que tenha sido explícita! 🙂

  8. Olá! Existe alguma medicação para além dos cremes para acelerar o tratamento da rosacea?estou a usar umas cápsulas da leti sr. ..mas não tenho notado grande diferenca: (

    • Olá Vanessa. Infelizmente para tratar não existe nada, numa fase inflamatória com borbulhas inflamadas e algumas com pus, recorre-se a antibióticos orais e tópicos. Neste momento existe o novo medicamento Mirvaso, que falo num artigo mais recente, que não trata, mas melhora a vermelhidão.
      Essas cápsulas da Leti SR, pela sua composição, ajudam a tornar as paredes dos vasos mais fortes. No entanto, a sua ação não é muito específica, logo, os efeitos não são muito visíveis e demoram a surgir.

  9. Olá, gostaria de saber se existe algum tratamento com medicação para tratar da coupe rose, costuma-se dizer que para solucionar um problema não nada melhor que tratar de” dentro para fora”…embora os cremes também sejam componentes essências ao tratamento. A minha dermatologista receitou.me cápsulas da marca leti sr, no entanto não vejo grande diferenca…e são bastante caras!aguardo atenciosamente por uma resposta…obrigada

    • Olá Ana!
      Infelizmente no caso da rosácea, o que funciona melhor e na generalidade dos problemas dermatológicos, é o tratamento tópico por ser mais direccionado e localizado.
      Essas cápsulas da Leti SR, o que tentam é tornar os capilares sanguíneos mais resistentes. No entanto, por serem tomados oralmente não são específicos para o rosto, logo os resultados demoram a surgir e não são muito visíveis.

  10. Olá Andreia, parabéns pelo Blog!
    Gostaria de tirar uma dúvida, comprei o Rosaliac Ar para usar principalmente no colo e pescoço e vendo aqui seu Blog comprei o Rosaliac CC cream na Sweetcare, (ainda não chegou pois comprei hoje kkk) posso usar os dois produtos juntos? passar o Rosaliac Ar e depois de absorvido passar o Rosaliac CC cream?
    Agradeço desde já! obrigada.

  11. Olá, Andreia!
    Parabéns pelo blog e pela ajuda que estás dando à tantas pessoas!
    Tenho a pele oleosa e com rosácea, mas raramente tenho alguma espinha. O meu grande problema são as manchas avermelhadas e vasinhos que estão surgindo no meu rosto.
    Meu alergista me diagnosticou com alergia a cloreto de cobalto e com rosácea há pouco mais de um mês. Consultei com a minha dermatologista que só me recomentou evitar produtos com o cobalto. Estou fazendo isso, mas a rosácea está piorando.
    Gostaria de ver se você tem alguma indicação produtos que possam ajudar. Ouvi falar bem tanto da linha da Avene quanto da La Roche e Clinique, mas achei a Clinique muito cara.
    Você acha que é melhor eu usar os produtos da La Roche ou da Avene? Ou você acha que alguma outra marca pode ser melhor?
    Enquanto não compro produtos específicos para a rosácea tenho usado os produtos que já tinha pele oleosa da La Roche (o DUO, o MAT e o sabonete liquido para peles sensíveis e com acne). Algum deles pode piorar o quadro?
    Desde já, agradeço pela atenção.

  12. Olá boa noite!
    Tenho rosácea e o meu tratamento é o seguinte:
    De manhã aplico o Uriage Roséliane Fluido, Roséliane Creme anti-vermelhidão e ainda o Uriage Roseliane Stick .
    Como falam muito bem do CC da La Roche-Posay Rosaliac UV, acham que devia aplicá-lo de seguida?
    Costumo usar todos os dias base, e infelizmente ainda não encontrei nenhuma que se adapte à rosácea, vocês conhecem alguma, ou acham que o CC da La Roche-Posay Rosaliac UV, substitui uma base na perfeição?

    À noite volto a utilizar o Uriage Roséliane Fluido e aplico também o Metroderme emulsão, receitado pela dermatologista, vocês já o experimentaram?

    Beijinhoss!

    • Olá Paula!
      Boa rotina a sua!
      O CC cream da La Roche Posay é muito mais leve e com uma menor cobertura do que uma base. Não substitui uma base e está indicado para quem gosta de uma cobertura muito ligeira. Peça amostras na sua farmácia para ver o que acha deste produto!
      Realmente não existe nenhuma base específica para peles com rosácea. É tentar escolher uma base adequada a uma pele sensível. Quanto ao Metroderme, nunca usei, visto que tenho apenas vermelhidão e não uma rosácea instalada. Mas muitos dos meus utentes usam e têm bons resultados!
      Beijinhos,
      Andreia

  13. Acabei de encontrar o seu blog, porque ando à procura de uma loja online que venda a Água Micelar Sensibio AR da Bioderma.

    Infelizmente em farmácias, não há (aliás até me dizem que a água Micelar AR não existe), só encontrei na Farmácia da CUF em Lisboa porque eles compram directamente na marca… mas não me dá jeito nenhum lá ir.

    Se me puder dar uma dica, agradecia. 🙂

    • Olá Sara! Infelizmente há colegas meus que dizem que não existe, quando não têm. Existe sim e encontra-se em algumas farmácias e na Wells. Aliás fui confirmar no site online da Wells e eles têm online! Portanto, também devem ter na loja. Normalmente têm! É uma opção, se não é ver online!

  14. Ola andrea aqui e a andrea tbm nai achei aqui no brasil cc crean me ajude tenho rosácea e queria usar algo que me ajudasse a disfarcar esta pele que irrita tanto

    • Olá Andrea! Experimente a linha Rosaliac da Roche-Posay ou a linha Anti-Rougeus da Avène! Para disfarçar o CC Cream Rosaliac da La Roche Posay ou o Bioderma BB Cream Sensibio são as melhores opções!

  15. Gostei de encontrar este blog, mas sinto-me confusa de como usar tanto creme. Tenho rosácea com burburinhas pequenas e muita comichão. O meu dermatologista disse para eu usar um bom hidratante mas não esta a resultar porque alem das borbulhinhas não desaparecerem continuo com muita comichão e muita vermelhidao. Pelo que percebi tenho de começar com um creme de limpeza da pele e depois? … ponho os outros cremes todos uns em cima dos outros ( um hidratante um para a comichão depois para a vermelhidão e depois um protector solar). Se puder ajude-me, que cremes devo usar e a melhor maneira de os utilizar de manha e a noite. Obrigada

    • Olá Helena!
      Não, é muito mais simples do que isso. O que é necessário é limpar a pele e depois usar um creme específico para a rosácea e no fim um protetor solar. Para lhe poder dizer que cremes deve usar, tem que me dizer como é a sua pele, se seca, oleosa, mista, que hidratante usa, etc, etc. Se quiser, mande-me um email com essas informações, que eu depois respondo-lhe!

      • Obrigada por me responder e por me ajudar. Eu acho que sempre tive uma pele normal (apesar de muito clara e com as rosetas vermelhas), só agora desde que se agravou a rosácea, penso que anda mais seca porque sinto muito a pele a repuxar alem da comichão . Quando diz “usar um creme específico para a rosácea e no fim um protector solar” isso aplica-se tudo de seguida uns em cima dos outros, é isso que me faz confusão porque sempre ouvi dizer que a pele precisa de respirar, e que só se deve pôr uma camada muito pequena de creme.Uso o creme Hidratante da nivea. Agradeço todos os esclarecimentos que me possa dar.

  16. Olá; sou um dos homens que pertence à minoria que sofre de rosácea. Tenho um historial dermatológico e esta dermatose relativamente controlada. Ainda que ultimamente, as manifestações sejam mais frequentes e acompanhadas de algumas pápulas. Cheguei até este site, porque, tenho dificuldades em encontrar productos de cosmética que me permitam atenuar os efeitos, agressivos do barbear sobre a pele e procuro regularmente alternativas.

    Se me puder aconselhar-me algum dos productos que melhorem o efeito da higiene diária que me permitam lavar o rosto e hidratá-lo sem efeitos reactivos melhorando o meu aspecto Todos os “gel de limpeza que experimentei para lavar o rosto secaram-me ainda mais a pela. Já que a sua tendência é para o seco.Para hidratar tenho usado CU+ZN da Uriage.
    Se também tiver conhecimentos de productos para barbear;( pré shave, gel e after shave) que causam menos reacção na pele, agradecia a informação.

    Finalmente agradecer-lhe o facto de ser solidária e partilhar a sua experiência profissional e os seus conhecimentos com todos os que sofrem do mesmo mal.

    Obrigado
    f.

    • Olá,
      Quanto a produtos de barbear, aconselho o Sensi Shave Espuma anti-irritações e o Sensi Baume bálsamo calmante. Infelizmente, há uma lacuna de produtos para barbear para peles que necessitam de cuidados específicos e calmantes.
      Quanto a gel de limpeza, aconselharia um La Roche-Posay Toleriane Gel Mousse, que é mesmo um gel de limpeza específico para peles muito sensíveis e intolerantes. Não tem sabão.

      Espero ter ajudado,
      Andreia

Deixe uma Resposta

