Retinol e Tretinoína. Diferenças e como usar!

Hoje vou escrever umas breves considerações sobre o retinol e a tretinoína. A tretinoína ou ácido retinóico, é usada tanto no tratamento do acne como no fotoenvelhecimento e melasma.Usa-se também no tratamento de estrias. É sujeita a receita médica e existe em várias concentrações. Quanto ao retinol, por ser menos potente, está presente na composição de vários cremes anti-rugas.

[O curioso é que a tretinoína por ser medicamento tem um preço muito mais acessível que o retinol presente em cremes de beleza!]

Quais as diferenças entre o retinol e a tretinoína?

O retinol é outro nome para a vitamina A. Existem vários derivados do retinol, apesar do retinol puro ser o mais potente. A tretinoína  é ainda mais potente que o retinol, pois é um seu metabolito activo.
Uma das reacções mais comuns nos tratamentos com a tretinoína ou  ácido retinóico é a dermatite irritativa, que ocorre em 85% dos casos. 15% das pessoas que estão a ser tratadas com ácido retinóico tópico suspendem o tratamento por causa desta reacção.
A pele começa a descamar, principalmente nas primeiras semanas, os lábios a ressecar e muitas pessoas desistem logo.
É preciso saber que é uma reacção normal, muito comum e não desistir. Tanto o retinol como a tretinoína não podem ser usadas em mulheres grávidas ou a amamentar.

Dicas para quem está a iniciar o tratamento com tretinoína!

1. Usar pouca quantidade de produto. Se há produto em que abusar não resolve nada é este. Até piora. Pouca quantidade é a chave. Um grão de ervilha é suficiente.
2. Colocar apenas e só à noite. A tretinoína é um produto que só pode ser usado à noite visto ser fotosensibilizante. O retinol por ser menos potente pode ser aplicado também de manhã, quando combinado com um protector solar de índice elevado.
3. Começar por aplicar em dias alternados e ver a reacção da pele ao produto. Se a pele não reagir bem, espaçar as aplicações, se não, passar gradualmente a aplicar todas as noites.
4. Não lavar a cara e aplicar imediatamente o creme, se não o produto é muito absorvido e a probabilidade de reacção adversa é muito maior.
5. Aplicar um creme hidratante a seguir. Para melhores resultados, associar cremes com antioxidantes.
6. Colocar ao deitar um bálsamo hidratante nos lábios e ir reaplicando ao longo do dia.
7. Pode aplicar-se ácido retinóico na zona debaixo do olho, mas não por baixo das sobrancelhas.
8. Não desistir. É um tratamento longo, nem sempre fácil. Os resultados demoram. Apenas no final de três meses é que existem resultados, mas ao fim de um mês já se observam alterações no grão de pele.

66 thoughts on “Retinol e Tretinoína. Diferenças e como usar!

  1. Eu uso ácido retinóico (vitanol A) na área ao redor dos olhos, inclusive nas pálpebras superiores e nunca tive problemas! No começo senti um leve inchaço nas pálpebras superiores e inferiores e as linhas finas meio que pioraram, mas sei que é assim que este ácido age – piora pra depois melhorar! 1º eu passo Redermic R (Olhos) da La Roche, espero uns 7 minutos e passo uma camada bem fininha de vitanol A em dias alternados. Na outra noite passo somente Bepantol creme. Na 3º semana não tive mais reação nenhuma na área dos olhos. O segredo é paciência! Agora estou com 2 meses e 1 semana. Já percebo um leve lifting nas pálpebras superiores e clareamento das inferiores. Quantos as linhas finas abaixo dos olhos, ainda não vi resultados, pois é muito cedo para isso. Sabe-se que a ação do ácido retinóico sobre rugas e linhas só é observado a partir do 6º mês. Ah! Vitamina C na pele (C e ferulic, Redermic Hyalu C ou Active C La Roche, dentre outras), inclusive na área dos olhos, durante o dia, antes do protetor solar, sempre!
    Tenho 28 anos, não tenho rugas, mas tenho linhas bem fininhas e rasas abaixo dos olhos. São praticamente imperceptíveis a outras pessoas, mas eu as vejo.

    • Os resultados são mesmo fantásticos, vale a pena ter paciência! Ainda bem que não teve problemas na utilização. Infelizmente existem pessoas que desistem facilmente do tratamento devido às reações adversas.

  2. Olá! Tenho melasma e ja fiz vários tratamentos, clareia depois volta tudo novamente faz um mês que estou usando o vaitanolA 0,025 só que as manchas estão mais escuras esta piorando me da um desespero . Talvez alguem consegue me ajudar pelos comentários que eu leio de quem ja fez o uso a pele fica feia no inicio e depois melhora, não sei se é o meu caso.

  3. Eu queria mesmo comprar o Vitanol-A, ou outro medicamento com a mesma composição. aqui em portugal me deram o Ketrel. que contemTretinoina a 0,05%, não sei se é o mesmo que o acido retinoico!

    • Olá Luís Pedro! A tretinoína é ácido retinóico, sim. Não é nos dois primeiros dias que vai ter resultados. Demora pelo menos um mês a ver-se resultados. E há pessoas que nunca chegam a ter os efeitos indesejados do ácido retinóico como a pele a descamar e sensível. Eu uso Kétrel também! Por isso, relaxe continue a usar que os resultados vão ser fantásticos, acredite!

      • Andreia, Muito obrigado pela rapida resposta :).
        O Ketrel que usa é o 0,05%? Não temos em Portugal, nada o mais agressivo possivel? tenho Quase 40 anos Uma pele muito Grossa, oleosa e cicatrizes de acne! ja fiz utilizei muita coisa e fiz imensa pesquisa…. mas ainda não encontrei um produto como vejo em videos os resultados do Vitanol_A.

    • Olá Luis Pedro! Este seu comentário escapou-me, peço desculpa. O Vitanol-A é exactamente igual ao Kétrel, mas existe numa concentração igual a 0,05%, mas noutra com o dobro da concentração, a 0,1%. Se usar durante 6 meses, vai ver resultados muito bons. Falta saber se os vídeos que viu do Vitanol-A não têm associados outros procedimentos como laser, etc.O Retin-A também é isotretinoína a 0,025% ou a 0,05%.

  4. Andréia, olá, eu tenho 35 anos e poucas rugas, uso o “active c 10” durante a noite e de dia, o “redermic c” e, após, passo o filtro solar. Tenho a pele de normal a seca. Gostaria de saber se eu posso passar o “Vitanol A” durante a noite, em dias alternados e como aliar ele aos cremes que já uso para ter um resultado potente.

    • Olá Vanessa! Se não tiver a pele muito sensível, pode sim, usar o Vitanol A à noite em dias alternados. Nessas noites não use o active C, use o Vitanol A e se a pele começar a descamar, reforce com um creme hidratante, do género do hydraphase! Não esqueça a proteção solar e vai ter certamente excelentes resultados! 😉
      Beijinho

  5. Meu Deus! Fui em um médica e ela me receitou o tretinoina para tratamento de estrias. E a minha pele, ficou um pouco escura parecem queimaduras e a médica não disse nada em relação a isso, fiquei com medo e parei de usar ao um mês ou dois, acho. Mas, agora que sei, eu posso começar do zero ou considero aquele mês?
    Muito obrigada, sua matéria me ajudou muito. Ah, usar oléo de amendoas ou creme de dia pode ajudar??

      • Esse post me ajudou a compreender o que minha derma não explicou. Quase desisti do vitanol A 0,025 porque minha pele descama e eu não sabia que era um efeito normal, estava usando muito esporadicamente por conta do sensação de pele ressecada com a descamação e quando passa base ou pó compacto fica um horror, pois, evidencia a descamação. Obrigada!

  6. Uso VITANOL A, 1mg, há três meses. Nunca tive qualquer reação, minha pela já apresentou grandes melhoras sim. Após 4meses de uso contínuo, devo continuar TODAS as noites ou devo alternar??

  7. Boa noite. O meu problema e o seguinte… Tenho uma pele normal so que um dia espremir uma espinha aquilo secou tirai casca e ficou um buraquinho que me incomoda porque nao tem nada haver com poros mas sim um buraquinho no meio duma pele em bom estado !Sera que este tratamento retira esse pequeno buraco ? Cumprimentos

    • Pode experimentar a colocar à noite, pelo menos durante 3 meses e usar protetor solar durante o dia. Se não resultar, o melhor é consultar um dermatologista, que lhe possa retirar essa marca com laser. Cumprimentos

    • É normal, sim. As zonas que mais descamam são a zona perinasal, e peribucal, ou seja, ao redor da boca e do nariz. Além disso, há pessoas que usam e a pele nunca descama, depende muito de pessoa para a pessoa! 🙂

  8. Olá. Descobri o seu blog porque comecei a colocar o creme Ketrel e quando pesquisei apareceu a página do blog.
    Eu comecei a usar o ketrel porque tenho umas pequenas manchas de acne nas costas. estou a colocar o creme à quatro dias e ainda não senti nenhum efeito. nao digo melhoras porque isso sei que não é tão cedo mas falam em pele seca e a escamar e até agora não notei nenhuma alteração, será que não está a fazer efeito? Já agora fala da aplicação de um creme hidratante a seguir, qual aconselha?

    Aguardo resposta, obrigada 🙂

    • Olá Beatriz! A pele a descamar, mais sensível com a aplicação são mais frequentes quando se trata do rosto.l, porque é uma zona mais sensível. Como está a aplicar o Kétrel nas costas, é normal que não tenha esses efeitos! Pode usar um Gel para hidratar a pele se a sentir mais seca nesta região, mas não é obrigatório! 🙂

  9. Olá! Me tira uma dúvida? Fui num dermato ontem e ele me convenceu a fazer um tratamento caríssimo a base de retinol. Ele disse que é melhor do que o ácido retinóico. Minha reclamação era pele envelhecida e manchas. Lendo o seu post, entendi totalmente o oposto, que o ácido retinoico é muito mais eficiente! Nesse tratamento, tomarei baixa dose de roacutan (10 mg/dia) e uma vez ao mês ele vai aplicar retinol puro (ele passa no rosto e aplica uma luz azul em 3 pontos durante 8 minutos cada ponto). Fiquei intrigada ao ler aqui que o tratamento com o acido retinoico é mais efetivo. Juro que entendi que o retinol era mil vezes melhor, quando ele falou.

    • Olá Priscilla! Em cremes, o ácido retinóico é mais eficaz que o retinol, mas também tem mais efeitos secundários. Por isso é que os cremes com ácido retinóico necessitam de receita médica e os cremes com retinol não. Mas como o seu tratamento é diferente, terá que falar com o seu dermatologista.

  10. Olá, qual é o melhor para usar nas estrias? Ketrel, retinol, vitanol? Compra se em qualquer farmácia em Portugal sem receita?
    Obrigada

  11. Andreia, adorei o post! há muito uso o vitacidXT 1mg, traz muito resultado na face. Mas no corpo em partes como cotovelos, joelhos não houve resultados. Estou testando o bio-oil nas manchas corporais, mas não sei execrem potencial. Eu posso alterna-lo com algo mais forte? Existe algo melhor? Sou morena e tenho muita facilidade com manchas. Grata!

  12. Meu dermatologista me passou esse ácido, mas acabei ficando na duvida da quantidade que devo usar e tbm se devo dormir com o produto.

  13. Boa noite Andreia, é sempre com muito interesso que leio o seu blog é deverás muito interessante. Gostava de saber , se puder facultar essa informação, quais os produtos faciais em portugual que têm polipetideos, dizem que são muito bons. Obrigada

    • Olá Maria! A marca B-lift tem produtos com polipeptídeos e são excelentes. Pode ver no site da marca e se tiver dúvidas sobre os quais usar, mande-me um email. Beijinho

  14. Pingback: Envelhecimento cutâneo: manchas, rugas. Que cuidados ter? | Projeto Pele de Princesa

  15. Olá Andreia,
    Estive a ler as sua respostas ao post e precisava mesmo de comprar Ketrel, onde posso encontrar? Sou do Porto , é mesmo esse o nome que tenho que dar na farmácia?
    Obrigada

  16. Que tipo de dermatologo devo procurar para algo cosmetico como o acne ou rugas, basta ir num especialista ou tem que ser alguem que seja mais virado para a cosmetica?

  17. Boa noite Andreia. Hoje e depois de ler o seu excelente blog, parti há procura do vitanol A. Não consegui encontrar em nenhuma farmacia do Porto. Felizmente venderam me o Kentrel. Já estou a usar, não sinto nada mas é claro que não vou desistir. Por favor diga me onde encontro o vitanol A numa percentagem mais forte. obrigada

    • Olá Nini! Vitanol A é o nome comercial da tretinoína no Brasil. Em Potugal é Kétrel, um dos nomes comerciais e tem a concentração máxima em creme. Espero que siga as dicas de como usar que eu referi, para evitar os efeitos secundários! 🙂

      • Andreia já estou a usar e a recomendar. Tenho 54 anos, uma boa pele mas sinto que posso melhorar ainda mais,,. Parabens pelo seu blog e obrigada pelo conhecimento

  18. Olá..Olá. Fui mãe à 5meses, ja nao estou a amamentar. Após o parto fiquei com umas estrias na barriga, nao sao muitas mas sao grossas. Gostaria de saber se este acido me pode ajudar a amenizar e qual a sua opinião sincera sobre os resultados que vou, possivelmente, ter

  19. Tenho estrias e uso ketrel , mas chega a uma altura em que começa a ficar ” queimado” devido ao tratamento!
    Gostava de saber se o ketrel é o mais indicado e se posso continuar com o tratamento mesmo que a pele comece a descamar.

    • Olá Ricardo! O melhor mesmo nessas alturas é passar a usar dia sim dia não até melhorar e poder passar a usar todos os dias. Infelizmente para as estrias, não há grandes opções e os retinóides como o Kétrel ainda é uma das opções com melhores resultados. Se não, só lasses ou cirurgia.

      • Outra pergunta que tenho é quanto tempo ,normalmente, demora até ter efeitos acentuados e se esses efeitos são a olhos vistos e se notasse muita diferença

      • Demora no mínimo 2 meses a ter os primeiros resultados e ao fim de 6 meses a ter bons resultados. Com as estrias os resultados dependem muito da pele da pessoa, mas sim é para ter bons resultados!

      • E juntamente com o ketrel, a minha dermatologista receitou a velastisa antiestrias e um hidratante chamado Iso-Urea Lait Lissant da La Roche-Posay. gostava de ter uma opinião sobre estes produtos, se são ou não de boa qualidade!

      • São excelentes produtos, Ricardo. O Iso-Ureia por ter uma grande percentagem de ureia torna a pele mais lisa e o Velastisa na minha opinião é um dos melhores anti-estrias do mercado.

      • Sobre o uso do hidratante e do antiestrias, houve uma altura que colocava os 2 a seguir ao banho mas passado alguns dias sentia irritação devido usar os 2 ao mesmo tempo, depois passei a usar só o hidratante e essa irritação desapareceu. Recomenda usar o antiestrias de manha e o hidratante à noite ou ao contrário? E de noite se colocar o ketrel e passado algum tempo o hidratante, obtem-se resultados ou deixa-se de os obter? Desculpe estar a incomoda-la com tantas perguntas!

      • Eu usados o anti-estrias de manhã e o Kétrel à noite e depois passaria o hidratante, passado algum tempo. Não, os resultados são os mesmos porque um não interfere com o outro. Não se preocupe Ricardo, tenho todo o gosto em responder!

      • Sem ser este tipo de tratamento, os tratamentos através de cirurgia e a laser têm preços elevados e há muito locais para fazer esses tratamentos?
        De resto, obrigado pelo esclarecimento das dúvidas, ajudou-me imenso!

      • Os tratamentos de laser ou cirurgia devem ser feitos com um dermatologista ou um cirurgião plástico. Sinceramente, não sei preços concretos, mas a cirurgia é bem mais cara que o laser e há mais locais onde fazer laser do que cirurgia. Mas deverá sempre pedir referências a um dermatologista de confiança.

      • Outra dúvida que tenho, o antiestrias aplica-se nas zonas que se tem estrias ou noutros locais também?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s