Estriol em creme. Um anti-rugas eficaz?

Estriol

O estriol é um estrogénio efectivo e seguro, usado em creme para tratar um dos sintomas da menopausa, a secura vaginal. É um dos estrogénios naturais produzido pelo seu organismo [hormonas sexuais femininas]. Os estrogénios são produzidos principalmente pelos ovários. Eles são necessários ao desenvolvimento sexual normal das mulheres e têm um papel importante na regulação do ciclo menstrual durante a idade fértil. Quando as mulheres envelhecem, os ovários vão, gradualmente, produzindo menos estrogénios. O período em que isto acontece [normalmente por volta dos 50 anos] chama-se menopausa.  O estriol  tem sido usado desde há décadas na terapêutica hormonal de substituição. Devido ao facto de aliviar os sintomas vasomotores [afrontamentos] e melhorar a lubrificação vaginal sem induzir efeitos colaterais não desejáveis [cancro da mama e do útero], levou a que fosse uma das opções na terapêutica hormonal de substituição. O Blissel 50mcg/g ou o Ovestin 1 mg/g são exemplos de formulações vaginais de estriol em creme que são usadas na terapêutica hormonal de substituição. [Medicamentos sujeitos a receita médica!]

O declínio dos estrogénios das mulheres com a idade, tem sido considerado um factor importante no processo de envelhecimento. No entanto, o papel destas hormonas na pele não está claramente definido. Porém, o tratamento com estrogénios tópicos parece reverter algumas alterações da pele.

Existem vários estudos em que usam estrogénios em creme em mulheres na menopausa ou na pré-menopausa, para verificar os efeitos destes na pele. Num desses estudos, 10 mulheres aplicaram creme de estriol a 0,3%, durante 6 meses. Não se verificaram efeitos secundários hormonais e os resultados na pele foram bastante visíveis.
Noutro estudo com 59 mulheres pré-menopáusicas, após tratamento de 6 meses com estriol a 0,3%, observou-se que a elasticidade da pele melhorou e a profundidade das rugas e o tamanho dos poros diminuiu consideravelmente. Além disso, a hidratação da pele também melhorou e as fibras de colagénio aumentaram. Também não se verificaram efeitos secundários hormonais sistémicos.

É por isso que existem algumas mulheres a fazer estrogénios em creme para usar no rosto como cuidado antienvelhecimento. Eu tenho algumas utentes que fazem e  que dizem que notam alterações significativas na pele.

Os estrogénios tópicos são medicamentos sujeitos a receita médica. Estes tratamentos, devem ser sempre prescritos por dermatologistas, com bons conhecimentos de endocrinologia.

9 thoughts on “Estriol em creme. Um anti-rugas eficaz?

    • Obrigada! Fico muito contente que tenhas gostado! Quando tenho oportunidade de falar de algo menos conhecido, mas que acho muito interessante, não perco a oportunidade!

      Beijinho*

      • Inspirei-me nestes teus post e comprei a linha de tratamento effaclar novamente, completa, com loção, gel, creme etc.

        A pele estava a precisar, mas anda descuidada nesse sentido, agora já esta!
        Há que ir buscar inspiração por onde ela anda. =)

        With love,
        The pink lemonade

      • Comprei o K, porque estou com os poros dilatados, e a loção de limpeza para depois.

        Também já utilizei o A.I mas como é mais localizado ainda não comprei, é complicado de o utilizar no dia a dia pois fica ligeiramente branco, não se comporta muito bem com maquilhagem aplicada em cima.

        Achavas mais aconselhável outro diferente para mim?

        With love,
        The pink lemonade

      • O K é bom para poros dilatados e para pontos negros. Além disso renova a pele, o que é bom para refinar o grão de pele! É muito bom! O Ai é mesmo um cuidado localizado, para usar pontualmente nas borbulhas. O Effaclar Duo é mais adequado para quem sofre de borbulhas e pontos negros!

      • Obrigada pela explicação pormenorizada!
        Comprei também o protector compacto com cor da Bioderma, gosto bastante. Já o experimentaste?

        With love,
        The pink lemonade

      • Não, nunca experimentei o protector compacto da Bioderma! Confesso que não sou a maior fã de protectores compactos, é uma questão de hábito! 😊

      • Também não utilizava muito, até chegar aos dias em que quero deixar de todo a pele descansar mas não quero que fiquem visíveis algumas manchinhas que tenho.

        Ai aposto neste produto!

        With love,
        The pink lemonade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s