Alfazema. Lavanda: Propriedades e Benefícios!

Lavender

 

A Alfazema ou Lavanda é uma planta com diversas propriedades conhecidas relevantes. Foi a primeira planta a ser usada em Aromaterapia, que é uma terapia que usa óleos essenciais extraídos por destilação de partes de plantas. Estes óleos podem ter diversas propriedades terapêuticas como propriedades digestivas, dermatológicas, anti-inflamatórias, calmantes ou relaxantes, estimulantes ou diuréticas e expetorantes.

Apesar da Aromaterapia só ter surgido no século XX, como terapia, as suas bases remontam aos inícios dos tempos. Os Romanos e os Gregos usavam óleos para banhos perfumados e também para a preparação de cremes para usar em massagem. Na Índia e na China o uso de óleos com diversas finalidades também é algo ancestral.

Hoje vou falar das propriedades da Alfazema. A Alfazema é facilmente encontrada em Portugal, pelas serras e parques naturais. Pode também ser cultivada.

É um aroma relaxante e calmante e pode ser usada para tomar um banho de imersão para relaxar no final de um dia ou de uma semana stressante.

Pode ser usada em queimaduras ou picadas de insetos, pelo seu poder calmante e anti-inflamatório. Pode-se usar diretamente o óleo essencial [bastam 2 gotas] ou fazer uma infusão de alfazema seca e aplicar na zona com uma compressa.
Pode ser usado em massagem, para aliviar dores musculares devido às suas propriedades anti-inflamatórias.
Pode ser usado na acne, eczema ou na psoríase.
Por inalação, pode ser usado em gripes, constipações, bem como aplicar uma gota de óleo no pescoço, no peito e nas costas [basicamente como se faz com o Vicks Vapo Rub]. Pode-se fazer uma infusão de água com a planta de alfazema seca ou com óleo essencial [4 gotas].
Um estudo da Universidade de Coimbra, também demonstrou que o óleo essencial de alfazema apresenta propriedades anti-fúngicas.

Pode-se usar as folhas secas de alfazema para fazer um chá relaxante. Uma boa solução é adicionar também Camomila.

Mulheres grávidas e a amamentar não devem usar óleos essenciais, devido à inexistência de estudos clínicos. O óleo essencial de alfazema não deve ser ingerido.

3 thoughts on “Alfazema. Lavanda: Propriedades e Benefícios!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s